quinta-feira, 26 de março de 2009

E-du-ca-ção!



De acordo com o dicionário online, Michaelis:
"e.du.ca.ção sf (lat educatione) 1 Ato ou efeito de educar. 2 Aperfeiçoamento das faculdades físicas intelectuais e morais do ser humano; disci­pli­na­mento, instrução, ensino. 3 Processo pelo qual uma função se desenvolve e se aperfeiçoa pelo próprio exercício: Educação musical, profissional etc. 4 Formação consciente das novas gerações segundo os ideais de cultura de cada povo. 5 Civilidade. 6 Delicadeza. 7 Cortesia. 8 Arte de ensinar e adestrar os animais domésticos para os serviços que deles se exigem. 9 Arte de cultivar as plantas para se auferirem delas bons resultados. E. física: a que consiste em for­mar hábitos e atitudes que promovam o desen­volvimento harmonioso do corpo humano, mediante instrução sobre higiene corporal e mental e mediante vários e sistemáticos exercícios, esportes e jogos."

Tô falando de educação em termos dos conceitos 2 e 4. Não de bons modos (isso é consequência).
Participo da comunidade no orkut, em que diz 'O Brasil precisa é de Educação'. Em uma das discussões, presenciei um desesperado educador dizendo que Aécio Neves (atual governador do estado de Minas Gerais, pelo PSDB)pode ser candidato à Presidência da República (Caso não seja Serra). O rapaz dizia que Aécio não dá a mínima pra educação.

Na mesma comunidade, começou-se uma "mini-campanha" a favor de Cristovam Buarque (atual senador do PDT), porque este sim, é comprometido com a educação. O cara tem propostas sensatas e se mostra interessado em fazer algo pela degradante educação brasileira.

Pode parecer campanha (que seja!), mas me despertou a curiosodade em saber até que ponto ele tá bem aceito pelo eleitorado. Podem concordar, discordar, falar, criticar...tô aqui pra isso mesmo!

Quero opiniões sinceras e sérias...isso já me basta!
Não é necessário que sejam opiniões agradáveis.

Abração a todos...
Até mais!

P.S.: Pra ilustrar, deixo uma foto retirada do blog Marjean Monte. A foto é só uma simples mostra da educação medíocre que encontramos por aí.



3 comentários:

  1. Ei Sayonara,
    acho que você escolheu uma boa "comunidade" ou, ao menos, um bom tema para debater em conjunto com outras pessoas...

    Compartilho com você a preocupação com a péssima qualidade da educação, em todos os níveis e tanto no setor privado quanto, principalmente, no público.

    Qualidade esta que piorou no atual governo, do qual fez parte, no primeiro mandato, o professor Cristóvão Buarque. Bem, ao menos ele saiu do governo, né? (Aliás, consta que Lula o demitiu por telefone...)

    ResponderExcluir
  2. Marcos, é verdade que ele é isso td mesmo...já foi reitor da UnB tb, por voto direto!

    RM, ele fez parte, no início sim, como ministro da educação e realmente foi demitido por telefone. Como nosso presidente é sério, né?!!rsrsrs

    brigada pela visita de vcs!!! voltem sempre!

    ResponderExcluir
  3. Gostei do que vi e li ... Parabéns pelo Blog !!

    ResponderExcluir