De acordo com o dicionário online, Michaelis:
"e.du.ca.ção sf (lat educatione) 1 Ato ou efeito de educar. 2 Aperfeiçoamento das faculdades físicas intelectuais e morais do ser humano; disciplinamento, instrução, ensino. 3 Processo pelo qual uma função se desenvolve e se aperfeiçoa pelo próprio exercício: Educação musical, profissional etc. 4 Formação consciente das novas gerações segundo os ideais de cultura de cada povo. 5 Civilidade. 6 Delicadeza. 7 Cortesia. 8 Arte de ensinar e adestrar os animais domésticos para os serviços que deles se exigem. 9 Arte de cultivar as plantas para se auferirem delas bons resultados. E. física: a que consiste em formar hábitos e atitudes que promovam o desenvolvimento harmonioso do corpo humano, mediante instrução sobre higiene corporal e mental e mediante vários e sistemáticos exercícios, esportes e jogos."
Tô falando de educação em termos dos conceitos 2 e 4. Não de bons modos (isso é consequência).
Participo da comunidade no orkut, em que diz 'O Brasil precisa é de Educação'. Em uma das discussões, presenciei um desesperado educador dizendo que Aécio Neves (atual governador do estado de Minas Gerais, pelo PSDB)pode ser candidato à Presidência da República (Caso não seja Serra). O rapaz dizia que Aécio não dá a mínima pra educação.
Na mesma comunidade, começou-se uma "mini-campanha" a favor de Cristovam Buarque (atual senador do PDT), porque este sim, é comprometido com a educação. O cara tem propostas sensatas e se mostra interessado em fazer algo pela degradante educação brasileira.
Pode parecer campanha (que seja!), mas me despertou a curiosodade em saber até que ponto ele tá bem aceito pelo eleitorado. Podem concordar, discordar, falar, criticar...tô aqui pra isso mesmo!
Quero opiniões sinceras e sérias...isso já me basta!
Não é necessário que sejam opiniões agradáveis.
Abração a todos...
Até mais!
P.S.: Pra ilustrar, deixo uma foto retirada do blog Marjean Monte. A foto é só uma simples mostra da educação medíocre que encontramos por aí.


Ei Sayonara,
ResponderExcluiracho que você escolheu uma boa "comunidade" ou, ao menos, um bom tema para debater em conjunto com outras pessoas...
Compartilho com você a preocupação com a péssima qualidade da educação, em todos os níveis e tanto no setor privado quanto, principalmente, no público.
Qualidade esta que piorou no atual governo, do qual fez parte, no primeiro mandato, o professor Cristóvão Buarque. Bem, ao menos ele saiu do governo, né? (Aliás, consta que Lula o demitiu por telefone...)
Marcos, é verdade que ele é isso td mesmo...já foi reitor da UnB tb, por voto direto!
ResponderExcluirRM, ele fez parte, no início sim, como ministro da educação e realmente foi demitido por telefone. Como nosso presidente é sério, né?!!rsrsrs
brigada pela visita de vcs!!! voltem sempre!
Gostei do que vi e li ... Parabéns pelo Blog !!
ResponderExcluir